domingo, 28 de agosto de 2011

Projeto: Folclore - 1º ao 5º ano


PROJETO "REVIVENDO NOSSO FOLCLORE"

O Folclore é a expressão da cultura, dos costumes e tradições de um povo, expressos de maneira oral, escrita ou cênica. Todos os povos têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos. O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar. Folclore brasileiro – O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto um folclore muito rico, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.

Duração: Mês de agosto, um mês.


Justificativa:
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece.
Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas,hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações.


Objetivos:
- Reconhecer a importância cultural do folclore;
- Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
- Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
- Exercitar fantasia, criatividade e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
- Desenvolver o hábito da pesquisa;
- Observar estrutura e características culturais;
- Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
- Repassar valores culturais.
- Resgatar a importância do Folclore.
- Desenvolver e estimular a coordenação visomotora.
- Socializar.
- Estimular o ritmo.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.


Conteúdos distribuídos por turmas:
1º ano:
- Músicas folclóricas:
- Brincadeiras folclóricas;
- Personagens Folclóricos;

2º ano:
- Parlendas;
- Músicas folclóricas;
- Brincadeiras folclóricas;
- Personagens Folclóricos;
3º ano:
- Adivinhações;
- Trava-línguas;
- Personagens Folclóricos;

4º ano:
- Superstições;
- Expressões e provérbios;
- Lendas;
- Personagens Folclóricos;

5º ano:
- Superstições;
- Expressões e provérbios;
- Lendas;
- Personagens Folclóricos;


Procedimento Metodológico


No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investIgação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
- Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, músicas, adivinhas.


Cada turma trabalhará um tópico do folclore e depois fará um exposição ás outras turmas, seja ela através de dramatizações, teatro com fantoche, exposição de atividades, entre outros. Visitaremos à sala de Informática e Biblioteca onde os alunos complementarão seu trabalho com pesquisas referente a cada assunto.
Recursos / Materiais:
Livros de Histórias sobre folclore;
- Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura.
- Vídeo do Sítio do Pica-pau Amarelo.
- Sala de Informática.
- Data show

Avaliação:
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas. Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada. Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas das outras turmas, posteriormente serão montados slaides onde estarão contidos alguns exemplos de cada oficina realizada no decorrer do projeto. A finalização será no dia 26/08.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Livros :
  • Dia- a - Dia do Professor
PINTO Gerusa Rodrigues e
LIMA Regina Célia Villaça Lima
Editora FAPI LTDA
Volume 3
  • 3º Milênio - Projetos Pedagógicos.
Carvalho Míriam Cristina Cazante dPROJETO ELABORADO PELA COORDENADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA - VÍVIAN HANTHORNE

3 comentários:

daniela santos disse...

nao consegui ler. A letra branca em fundo verde ficou pesimo!!

Anônimo disse...

É só selecionar o texto que você consegue, Daniela. Abraços!

Anônimo disse...

Não era pra ler não?? kkk Nossa! Tá horrivel..