terça-feira, 13 de outubro de 2009

32 ANOS DE MS

O movimento divisionista foi conseqüência da influência político-econômica da empresa Companhia Mate Laranjeira, criada pelo gaúcho Thomaz Laranjeira para explorar os vastos ervais nativos existentes na região, documentados por ocasião da demarcação dos limites fronteiriços com o vizinho Paraguai, ao término da Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida no Brasil como “Guerra do Paraguai”.
Contando com a anuência do Império que via na atuação da Cia Mate Laranjeira uma valiosa ferramenta de ocupação e afirmação de soberania brasileira na região, Thomaz Laranjeira praticamente constituiu um “Estado dentro de um Estado”. Sua empresa executava atribuições típicas de um Estado, como o policiamento, cobrança de taxas, emissão de autorizações, imposição de normas e regras de comportamento social, imposição da ordem pública e de proibições diversas.
Economia em Mato Grosso do Sul
A economia está baseado na produção rural (animal, vegetal, extrativa vegetal e indústria rural), indústria, extração mineral, turismo e prestação de serviços. Mato Grosso do Sul possui um dos maiores rebanhos bovinos do paí

A
cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.
Gastronomia:
Doce de mangaba, Francisquito
Arroz Carreteiro com guariroba: carne picada, salgada, guariroba, cozida com arroz. Antigamente a carne era levada pelos peões entre a sela e o lombo do cavalo e salgada pelo suor do mesmo.
Arroz boliviano, Carpaccio de Dourado ,
Caribeu
Chipa: tipo de pão de queijo em forma de "u" ou alongado.
Churrasco com mandioca: carne bovina ou de peixe assada no espeto, em suportes, sobre carvão em brasa, geralmente acompanhado de mandioca frita e/ou cozida.
Farofa de banana, Farofa de carne, Furrundu, Nhoque de mandioca
Pacu assado e recheado
Pamonha de milho verde cozida, Peixe ao molho ,
Puchero/Pucherada , Quibebe de mamão
Sobá: comida japonesa feita com um tipo de macarrão mais fino.
Principais bebidas típicas do estado:
Caldo de Piranha: feito um pirão de piranha e coado, tomando-se o líquido..
Chimarrão
Cachaça de alambique: cachaça retirada diretamente da bica e vendida
ESTE TEXTO FOI EXTRAÍDO O TRABALHO DA TICS DA PROFESSORA ADRIANA E VALDENIRA - 9ºANO A

Nenhum comentário: