sábado, 30 de julho de 2011

Alunos: notas vermelhas... ainda dá tempo para recupererar!!!

Dia de conferir o boletim e... Só notas vermelhas =(! Você jura que, no ano que vem as coisas vão mudar, mas é só sentar na escrivaninha, pegar a pilha de apostilas que a preguiça, o sono, a fome, o garoto... Tudo vem e te dispersa dos estudos! Confira dicas de como estudar e, melhor, ter vontade de aprender as matérias da escola:

• Seja sincera: quantas horas consegue estudar por dia? Se você acha que consegue por duas horas, comprometa-se com esse tempo diário. Não adianta nada dizer que vai estudar seis horas por dia, sendo que, até ontem, você não estudava nem meia hora. “O mais importante é a continuidade e a concentração no estudo”, diz Tatiana Sessa.

• Anote todos os seus compromissos para se organizar – pode ser em uma agenda, caderno ou até no celular. Escreva não só compromissos do colégio como os pessoais – isso inclui as aulas de inglês, dentista e, claro, provas. Depois de um tempo, repare se o cronograma está funcionando. Por exemplo, estava anotado que você iria estudar todas as noites, mas não está rendendo? Tente mudar o horário para ver se melhora.

• Não tenha vergonha: pergunte! Percebeu que, frequentemente, não consegue nem abrir o livro de Física simplesmente porque não entende o conteúdo? Por isso, não hesite em anotar tudo, tudo mesmo que você não entender e pergunte para o professor. Além de mostrar interesse, vai te ajudar na hora de estudar.

• Às vezes o problema é que você não sabe estudar. Como assim? Nem sempre o método de estudar química funciona para o português. Peça dicas para seu professor sobre o melhor método de estudar a matéria dele.

• Sua nota não significa necessariamente o seu desempenho no colégio. O importante é reconhecer se o conteúdo dado na prova foi de fato aprendido. Caso esteja com dificuldade, peça orientação ao professor para, na próxima vez, você ter mais clareza em fazer a prova.

• Uma das melhores formas de não esquecer a matéria é rever o conteúdo dado em aula no mesmo dia. Para matérias mais teóricas, como história, você pode anotar as palavras-chave e reler os textos. No caso de matérias práticas, como matemática, não tem jeito: tem que fazer os exercícios da lição de casa.

• Há outras maneiras de aprender, além de ir à escola: fontes de informação e cultura, como jornais, filmes, museus, internet, estão aí e podem te ajudar no colégio. Tenha metas simples, como ler um livro que você tenha escolhido, por exemplo.

• Estudar na véspera não funciona! Além de bater o desespero e fazer mal pra sua saúde, não te faz aprender de verdade. O ideal é ter uma rotina de estudos para, um dia antes da prova, você apenas precisar rever o conteúdo.


Nenhum comentário: