segunda-feira, 20 de junho de 2011

Meio Ambiente - Ação PDE Escola - Profª Nair















INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, eu eleborei um projeto que tem como objetivo despertar nos alunos uma consciência ecológica” para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidades.

OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.


1- Apresentação

A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas no 4° ano do ensino fundamental.


2- Público Alvo

Este projeto é destinado de 9 á 11 anos do 4o ano “b” do ensino fundamental.

3- Duração

Este tem projeto tem a duração de 6 dias, constando de 4 horas semanais.

4- Objetivos

Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (problemas de multiplicação )
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem e também ao processo de preservação do meio ambiente.

5- Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, vídeos educativos o, histórias , apresentação teatral – “ A AGONIA DE UM PLANETA”

6- Estratégias
1o AULA:
História que trate da questão do meio ambiente;
Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio;
Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
Explanação dos seus trabalhos.
Atividades diferenciadas como: caça palavras, produção de texto etc...

2o AULA:
Exposição em data show de fotos e imagens sobre a degradação do meio ambiente e do processo de reciclagem do lixo que vira luxo a partir da reciclagem .
A partir das fotos, pedir para os alunos elaborarem e/ou escreverem frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.

3° Aula


Assistir a vídeos na sala de tecnologia sobre proteção e a degradação do meio ambiente. Reproduzir através de textos.

Nenhum comentário: