quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comemoração ao Meio Ambiente - Profª Nair






“ A AGONIA DE UM PLANETA”


ELENCO: PROFESSORAS(ES)
NAIR , ADILSON. SILVONE, WANIEYRE, ROSA E ELISANGELA

DESENVOLVIMENTO:
As personagens tomam seus lugares no palco:Estrelas, Sol e Terra( um pouco afastada, andando bem devagar em círculo, como se fosse sua órbita, de cabeça baixa, triste).SOL – (falando bem alto e animado) Bom dia, Estrelas queridas!ESTRELAS – (falando juntas) Bom dia, querido Sol!SOL – Bom dia, linda Terra!TERRA – (Permanece em silêncio, cabeça baixa)SOL – Bom dia, Terra maravilhosa! TERRA – (Continua em silêncio)SOL – Bom Terra! Levante a cabeça!TERRA – (Não diz nada)SOL – Nossa, que Terra silenciosa! Será que está cansada ou ainda não acordou?ANJO – Nesse momento o anjo entra e toca uma musica de anjos . O anjo para e diz: Bom dia Sol, como você está belo!SOL: Bom dia anjoANJO - Bom dia estrelinhas!ESTRELINHAS – Bom dia, anjo!SOL – Que bom vê-lo, anjo Celestino! O que faz por aqui?ANJO – Estou de passagem. Parei um pouquinho para descansar e me aquecer, mas já estou seguindo viagem.SOL – Para onde você vai Celestino?ANJO – Vou visitar a linda Terra. Estou com saudade. Estive visitando outros astros criados por Deus, agora quero rever minha amiga. Não vejo a hora de tomar banho nas cachoeiras, comer frutas saborosas, ouvir o cantar dos pássaros, respirar aquele ar perfumado.SOL – O quê, você não sabe o que aconteceu com a Terra?ANJO – Não amigo. O que foi, ela sofreu alguma catástrofe? Foi terremoto? Maremoto? Ou foi vulcão?SOL – Não foi nada disso. Dê uma olhada para ela. Veja como está triste.ANJO – Nossa ! não tinha observado, mas ela realmente está com problemas!!! Está sem vida! Ela está agonizando...TERRA – (Levanta a cabeça, permanece triste e fala com voz triste e angustiada) Socorro! Socorro! (Abana-se com falta de ar)ANJO – (Fala para o Sol e Estrelas) Vou voar para lá imediatamente. Quem sabe eu possa fazer
alguma coisa por ela? Tchau amigos.SOL - Tchau, amigo anjo !!! , voe o mais rápido que puder. ANJO – (Vai em direção à Terra) Toca realmente o cd de anjos! Quando chega diz: Olá amiga Terra.
Vejo que vocÊ está triste. O que aconteceu querida?, Eu posso ajudá-la!!! vim para socorrê-la. TERRA _ (Para de girar e senta-se no chão, triste) Anjo querido..., veja como estou. Estou morrendo. Não tenho ar. O ar que Deus me deu foi envenenado com gazes tóxicos. Sinto sede, mas a água que me resta foi poluída com lixos e detritos. Sinto fome, mas no meu solo já não nasce mais nada, pois foi arado, sofreu erosões e envenenamento. (Chora)ANJO – Calma, Terra. Quem sabe ainda há uma solução! Vou pedir ajuda a algumas pessoas conscientes, aos governos de todos os países. Vamos conscientizar todos os povos sobre a
necessidade de cuidar do Planeta Terra, afinal é o local onde moram.TERRA – É por isso que estou triste. É tarde demais. Não há pessoas, nem animais, nem plantas, só deserto. Estou me tornando um planeta seco, como Marte, Júpiter, Saturno e outros planetas do nosso sistema solar. (Cair no chão e morrer)ANJO – (Olhando para a platéia) Já não há o que fazer. Está morta, totalmente estéril. Deus a fez a Terra tão bela. A humanidade não fez nada por ela. Não lhe deram valor!(SOL E ESTRELAS – aproximam-se. Ficam em volta, formando um círculo)SOL – As plantas não mais germinarão!ANJO – As crianças não mais sorrirão!ESTRELA – (juntas) A Terra era azul, agora é cinza!ANJO – Vamos enterrá-la. (todos pegam a Terra no colo e saem do palco cantando a marcha fúnebre):Tan – tan – tantan Tantam – tantam – tantam – tantam! BisTodos voltam ao palco e o aluno que representou a Terra comenta:Hoje foi só um teatro, mas se não cuidarmos da Terra com carinho, preservando seu meio ambiente, isto vai acontecer muito mais cedo do que esperamos, e aí será o fim da humanidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao grupo teatral do Vinícius de Moraes pela dedicação e boa vontade! esse grupo são todos formados em artes cênicas da vida "Vinícius de Moraes"!! kkkkk

Anônimo disse...

BRINCADEIRINHA !!!!! NAIR