O berço da nossa civilização foi iniciado há 3,5 mil anos, entre os rios Tigres e Eufrates e a formação das primeiras cidades, algumas que chegaram a 40 mil habitantes. Nos locais do Egito, Babilônia, Mesopotâmia e Assíria iniciamos nossa caminhada tecnológica e civilizatória. Podemos inferir que o homem iniciou seu processo de fixação e agricultura há 8 mil anos e em 3,5 mil anos atinge um grau de cultura social e organização. No período entre 6 mil e 3,5 mil anos, destacam-se a criação e utilização da cerâmica, do bronze e de mapas, talvez as primeiras tecnologias que diferenciaram o ser humano dos outros animais. No período compreendido entre, digamos o berço da civilização e o ano zero Cristão foram de muitos progressos. A bússola, o papel, a escrita, os primeiros passos da química, da física, matemática, astronomia e filosofia. A roda e as armas com o ferro fundido surgiram nesta época e foram desvirtuadas de sua aplicação, na confecção de produtos e agricultura para invasões dos povos dominadores. Na China, Japão e no próprio Império Romano, nas épocas que antecederam a virada e o início do calendário Cristão, tivemos muitas invenções e evolução, principalmente a continuidade do progresso das ciências, escrita e o precursor do papel que temos hoje, inventado na China em 400 A.C. Jesus Cristo teve uma importância muito grande na evolução da humanidade, se não pelo aspecto de tecnologia, pelo aspecto da moral, ética e costumes. Considerando o tema aqui abordado, vamos dar um salto do período inicial da era Cristã até o renascimento no século XV. A idade média é marcada pelo feudalismo, guerras, pestes e muito pouco progresso se considerarmos toda a evolução da humanidade. Como destaques, cito a escola de Sagres em Portugal, comparada a NASA dos EUA na época e Gerolamo Cardano que iniciou as discussões sobre eletricidade.A escola foi responsável por diversos inventos e descobrimentos científicos, aprimorou todo conhecimento do passado, melhorou e quebrou paradigmas. Nos séculos XV, XVI e XVII tivemos as grandes expedições e descobertas. Eventos importantes na evolução, estes períodos foram antecessores de um dos séculos mais importantes para nossa evolução, o século XVIII. O verdadeiro começo O ápice do iluminismo se deu com a revolução das ciências, da física, matemática, química, medicina, astronomia e a derrubada do domínio espiritual que cicatrizava ainda as feridas da inquisição e da era feudal. Grandes inventos, eventos e grandes nomes surgiram e deram o passo definitivo na civilização e no progresso da humanidade no século XVIII. A eletricidade foi um dos pilares que moveram o ser humano.
Na revolução industrial tivemos grandes acontecimentos, no quadro abaixo estão alguns dos mais importantes que foram cruciais e determinantes para chegarmos até aqui.
Ano Evento/Invento Autor
1698 Motor a vapor Thomas Newcomen
1740 Aço Benjamim Huntsman
1752 Para Raio Benjamin Franklin
1800 Bateria Elétrica Alexandre Volta
1803 Embarcação a vapor Robert Fulton
1807 Iluminação a gás Pall Mall
1808 Locomotiva a vapor Richard Trevithick
1844 Telegráfo Samuel Morse
1876 Telefone Graham Bell
1882 Sistema de distribuição elétrica Thomas Edison
1885 Motor a explosão Guttlieb Daimler
1895 Rádio Guglielmo Marconi.
No final do século XIX a engenharia elétrica e a mecânica são reconhecidas como profissão e iniciamos o fabuloso século XX, marcados pela ficção científica e pelas previsões tecnológicas. Ninguém poderia até então imaginar o que estava por vir ou onde poderemos chegar. O início do século é marcado pela invenção do avião, disputado pelos irmãos Wright americanos e pelo Santos Dumont. Dá-se como a data o ano de 1906 com o vôo do 14 Bis. Os veículos tomaram definitivamente as ruas tornando-se o meio de transporte mais eficiente. Henry Ford foi um dos maiores responsáveis pela massificação do automóvel em 1908. A administração, a economia e as ciências eram tremendamente influenciadas pelas descobertas do século passado e os avanços na química, física e matemática. Henry Ford, Fayol, Taylor e outros, ajustavam e aprimoravam a revolução industrial. Linhas de montagem com tecnologia e produtividade iam tomando conta das indústrias criando um ciclo virtuoso, crescimento, prosperidade, emprego e renda. O mundo mudava radicalmente e a tecnologia começa a suscitar desequilíbrios entre vários países. O resquício do passado de guerras volta a Europa e temos a primeira guerra mundial iniciada em 1914. Anos de disputas políticas, basicamente se desenhava a Segunda Grande Guerra com o apogeu de Hitller e seu poderio militar e tecnológico. Tanto na primeira guerra como na segunda, a tecnologia foi usada e aprimorada. Os avanços da física, medicina, matemática e química continuam. A astronomia e a física ganham a teoria da relatividade com Albert Einstein, novos impulsos e tecnologia surgiriam deste avanço da física. Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:Os Avanços Tecnológicos publicado 14/05/2008 por Murilo Prado Badaró em http://www.webartigos.com/Fonte: http://www.webartigos.com/articles/6028/1/Os-Avancos-Tecnologicos/pagina1.html#ixzz1IPkhXgIT
Um comentário:
Adorei o trabalho Professora Marlene, é muito bom oportunizar aos alunos conhecerem os avanços existentes em torno da Tecnologia.
Parabéns!
Ass.: Professora Claudia Adriana
Postar um comentário