sábado, 29 de maio de 2010

PROJETO DE LEITURA - 1º AO 5º ANO



“Um livro infantil, para o quarto de uma criança, é um objeto tão importante e mais indispensável do que o berço”
Friedrich Bertuchi

A escola tem papel e o dever de estimular e propiciar ao alcance das crianças os livros infantis, os Contos de Fadas, poesias e fábulas, permitindo-lhe penetrar em seu universo mágico dos sonhos.


Através das Ações do PDE Escola temos como principal meta incentivar a leitura dentro e fora da escola.
Uma das ações é o Projeto onde os professores confeccionaram sacolas (borná), maletas e cadernos para serem levados para casa, juntamente com um livro para ser lido pelo aluno e também pela família.

A diretora no lançamento do Projeto no dia 29 de maio, lembrou a história de Sherazade, onde um rei, louco por ter sido traído por sua primeira esposa, desposa uma noiva diferente todas as noites, mandando-as matar na manhã seguinte. Sherazade consegue escapar a esse destino contando histórias maravilhosas sobre diversos temas que captam a curiosidade do rei. Ao amanhecer, Sherazade interrompe cada conto para continuá-lo na noite seguinte, o que a mantém viva ao longo de várias noites - as mil e uma do título - ao fim das quais o rei já se arrependeu de seu comportamento e desistiu de executá-la. Podemos concluir por essa história contada por Sherazade que, "A liberdade se conquista com o exercício da criatividade". Criatividade adquirida através do conhecimento, ou seja a leitura de todos os tipos textuais.


A escola também está executando outras ações de leituras na escola, como: contação de histórias, dramatização, testes de fluências e a hora da leitura envolvendo todos os segmentos da escola, isto tem acontecido semanalmente.

Nenhum comentário: