quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA - 2009


Pela segunda vez a nossa escola foi premiada com o selo de Escola Solidária: 2003 e agora em 2009.


Em 2003, o Instituto Faça Parte - em parceria com MEC, CONSED, UNDIME e UNESCO - iniciou um projeto para identificar e reconhecer as ações e projetos de Voluntariado Educativo desenvolvidos por escolas de Educação Básica de todo o país: o Selo Escola Solidária.
A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação.As experiências selecionadas revelam a força da articulação da escola como núcleo de cidadania em sua comunidade, melhorando a qualidade da educação que a escola oferece.
Em suas três edições foram reconhecidas 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros.


Objetivos do Selo Escola Solidária:
Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade
Propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias
Incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa
Qualificar a formação integral dos alunos.

A escola inscreveu o Projeto de Recuperação da Aprendizagem e o Aluno Monitor realizado durante o ano letivo de 2008. Após a divulgação do resultado das avaliações externas e o IDEB, a escola fez uma análise com todo o corpo docente da escola, alguns professores se prontificaram a vir em horário contrário e promover o reforço escolar. Realizamos o agrupamento dos alunos com a mesma dificuldade de aprendizagem e o professor pode então realizar um trabalho efetivo de reforço. Utilizamos aulas de vídeo e a sala de tecnologia para atender os alunos que dominaram os conteúdos, enquanto isto o professor da turma também promoveu a recuperação dos alunos que ainda tem déficit de aprendizagem. Utilizamos também os alunos do 7º ao 9º ano para ajudarem o professor nas atividades diárias da sala, consequentemente o professor pode dar um suporte maior aos alunos que necessitavam de atendimento individual. Alguns professores se prontificaram a permanecer com seus alunos após o término da aula e promover aulas de recuperação de aprendizagem. Enfim, realizamos o reforço de várias formas, visando oportunizar todos os alunos com dificuldade a recuperar e poder assimiliar as competências necessárias para o ano estudado
A escola vai receber o Kit Selo Escola Solidária composto por certificado, quatro cartazes e CD. O material será enviado às escolas a partir do mês de outubro.


A direção e coordenação agradece a todos os professores e alunos que acreditaram no Projeto. O selo de solidariedade é de toda a escola. Parabéns!!!


Leia mais:


http://www.facaparte.org.br/index.asp?@name=selo2009/buscasite



 Recados Para Orkut

Nenhum comentário: