quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto de Leitura - Mala Viajante na Família - Nair

Problema:



Como incentivar e tornar a leitura um hábito no dia a dia dos alunos e dos próprios pais ?

Justificativa:
Através da leitura o aluno pode despertar o interesse pelos livros e desenvolver a escrita, a produção, a própria leitura e torná-lo um aluno leitor. O presente projeto busca desenvolver também a facilidade de se expressar oralmente, ampliar o vocabulário, dar coesão e coerência aos textos. Ele possibilitará o aluno desenvolver habilidade de expressar suas idéias com desembaraço e originalidade, desinibindo-o através da leitura compartilhada com a família e quem sabe criar nos pais o hábito da leitura, pois eles são os primeiros mediadores de leitura que nossos alunos tem.


Objetivo geral:
Despertar no aluno o enteresse pela leitura de histórias clássicas, contos e fábulas.

Objetivo específico:
· Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas etc.;
· Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
· Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
· Desenvolver habilidades sociais;
· Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
· Enriquecer e ampliar o vocabulário e a escrita;
· Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
· Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
· Criar atitudes desejáveis resgatando valores e melhores sentimentos;
· Permitir a livre expressão.
· Fazer comparações de histórias modernas e atuais.

Procedimentos metodológicos:
A professora Nair confeccionou malas de plástico decorados com o slogam do projeto, os alunos levarão a mala para casa. Nessa mala terá um livro de histórias clássicas, fábulas, revistas, gibis ou contos, juntamente acompanhará um caderno de atividades sobre o livro, o qual terá que respondê-lo. No entanto para os pais serão mandados livros ou revistas que façam com que se interressem pela leitura, tornando-a prazerosa. Poderão ser de vários gêneros tipo: revistas, jornais, livros literários, fotonovelas, romances, gibis, ou mesmo livros infantis ou infanto - juvenis que tanto nos encantam e emocionam.
Sendo assim no dia seguinte o aluno trará a mala e o mesmo fará um breve comentário sobre a história lida destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção, e falando sobre o que os pais acharam da leitura que eles fizeram, se gostaram e principalmente se participaram do momento de leitura junto com eles.

"Um pais é feito de homens e de livros. " ( Monteiro Lobato)

sábado, 25 de junho de 2011

BULLYNG ESCOLAR

No dia 10 de junho a escola deu início ao trabalho de Combate ao Bullyng Escolar diretamente com os alunos, em atendimento a solicitação da Secretaria de Estado de Educação e a Lei Estadual 3887 de 06/05/10. Foi trabalhado os conceitos de bullyng, ciberbullyng, sintomas do bullyng, causas e as penalidades cabíveis aos bullys. A diretora Valdenira e a Coordenadora Solange apresentaram o vídeo com o depoimento de Casey, o jovem americano vítima de Bullyng que reagiu ao bullyng após anos de violência contra ele. Houve muito debate e interação entre os alunos. Foram nomeados porfessores tutores para continuar o assunto através de paradóias, teatros, palestras, pesquisas, elaboração de cartazes e frases que façam os alunos reflitirem sobre o tema...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA AO CINEMA SEM NENHUM PROBLEMA!




OBJETIVO:

Porporcionar aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, uma sessão de cinema, levando uma forma de arte diferenciada da vista em sala de aula e a contação de história na biblioteca, facilitando o gosto pela cultura em dois segmentos diferentes, porém com a mesma intensidade e riqueza cultural, visando à interdisciplinaridade na disciplina de História, Ciências Biológicas, Geografia, Artes e o Tema Transversal "Pluralidade Cultural".


JUSTIFICATIVA:

As aulas de arte em sala de aula dão predominância às artes plásticas, assim este projeto visa oportunizar ao aluno conhecer o universo da arte-cultura em todos os segmentos. Ao sair da sala de aula o aluno já vislumbra algo diferente e novo e desponta o interesse por mais conhecimento. O cinema e a contação de história no espaço da biblioteca aguçará o gosto pela arte, uma vez que se poderá entender o universo das "artes" como ele realmente é um todo em vários segmentos.


O professor Adilson desenvolveu o projeto com a exibição do Filme " A TURMA DA MÔNICA: UMA AVENTURA NO TEMPO", contextualizando e trabalhando os objetivos elencados no projeto. Ele também fez contação de histórias cuja finalidade é leventar o senso crítico e transferência das mesmas para a atualidade.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Meio Ambiente - Ação PDE Escola - Profª Nair















INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, eu eleborei um projeto que tem como objetivo despertar nos alunos uma consciência ecológica” para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidades.

OBJETIVOS

- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.


1- Apresentação

A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas no 4° ano do ensino fundamental.


2- Público Alvo

Este projeto é destinado de 9 á 11 anos do 4o ano “b” do ensino fundamental.

3- Duração

Este tem projeto tem a duração de 6 dias, constando de 4 horas semanais.

4- Objetivos

Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Estimular a leitura e a escrita;
Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (problemas de multiplicação )
Desenvolver a oralidade, a socialização;
Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem e também ao processo de preservação do meio ambiente.

5- Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, vídeos educativos o, histórias , apresentação teatral – “ A AGONIA DE UM PLANETA”

6- Estratégias
1o AULA:
História que trate da questão do meio ambiente;
Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem por meio ambiente; a situação atual deste meio;
Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
Explanação dos seus trabalhos.
Atividades diferenciadas como: caça palavras, produção de texto etc...

2o AULA:
Exposição em data show de fotos e imagens sobre a degradação do meio ambiente e do processo de reciclagem do lixo que vira luxo a partir da reciclagem .
A partir das fotos, pedir para os alunos elaborarem e/ou escreverem frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.

3° Aula


Assistir a vídeos na sala de tecnologia sobre proteção e a degradação do meio ambiente. Reproduzir através de textos.

Oficina-Normal Médio: Rotina da Secretaria da Escola









A secretária da escola Diva da Silva Cesar e Tatiane fizeram uma oficina com a turma do normal médio da escola, cujo intuito e mostrar a rotina do trabalho da secretaria. A oficina abordou do ato da matrícula, criação das turmas, deferimento da matrícula, diário de classes, atas de reusltados finais, pastas dos servidores da escola, processos e prestação de contas da merenda, repasse financeiro e outros.

Os alunos participaram fazendo bastante questionamento durante as falas. Parabéns as funcionários pela brilhante explanação e aos alunos do Normal Médio pela dedicação e atenção.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comemoração ao Meio Ambiente - Profª Nair






“ A AGONIA DE UM PLANETA”


ELENCO: PROFESSORAS(ES)
NAIR , ADILSON. SILVONE, WANIEYRE, ROSA E ELISANGELA

DESENVOLVIMENTO:
As personagens tomam seus lugares no palco:Estrelas, Sol e Terra( um pouco afastada, andando bem devagar em círculo, como se fosse sua órbita, de cabeça baixa, triste).SOL – (falando bem alto e animado) Bom dia, Estrelas queridas!ESTRELAS – (falando juntas) Bom dia, querido Sol!SOL – Bom dia, linda Terra!TERRA – (Permanece em silêncio, cabeça baixa)SOL – Bom dia, Terra maravilhosa! TERRA – (Continua em silêncio)SOL – Bom Terra! Levante a cabeça!TERRA – (Não diz nada)SOL – Nossa, que Terra silenciosa! Será que está cansada ou ainda não acordou?ANJO – Nesse momento o anjo entra e toca uma musica de anjos . O anjo para e diz: Bom dia Sol, como você está belo!SOL: Bom dia anjoANJO - Bom dia estrelinhas!ESTRELINHAS – Bom dia, anjo!SOL – Que bom vê-lo, anjo Celestino! O que faz por aqui?ANJO – Estou de passagem. Parei um pouquinho para descansar e me aquecer, mas já estou seguindo viagem.SOL – Para onde você vai Celestino?ANJO – Vou visitar a linda Terra. Estou com saudade. Estive visitando outros astros criados por Deus, agora quero rever minha amiga. Não vejo a hora de tomar banho nas cachoeiras, comer frutas saborosas, ouvir o cantar dos pássaros, respirar aquele ar perfumado.SOL – O quê, você não sabe o que aconteceu com a Terra?ANJO – Não amigo. O que foi, ela sofreu alguma catástrofe? Foi terremoto? Maremoto? Ou foi vulcão?SOL – Não foi nada disso. Dê uma olhada para ela. Veja como está triste.ANJO – Nossa ! não tinha observado, mas ela realmente está com problemas!!! Está sem vida! Ela está agonizando...TERRA – (Levanta a cabeça, permanece triste e fala com voz triste e angustiada) Socorro! Socorro! (Abana-se com falta de ar)ANJO – (Fala para o Sol e Estrelas) Vou voar para lá imediatamente. Quem sabe eu possa fazer
alguma coisa por ela? Tchau amigos.SOL - Tchau, amigo anjo !!! , voe o mais rápido que puder. ANJO – (Vai em direção à Terra) Toca realmente o cd de anjos! Quando chega diz: Olá amiga Terra.
Vejo que vocÊ está triste. O que aconteceu querida?, Eu posso ajudá-la!!! vim para socorrê-la. TERRA _ (Para de girar e senta-se no chão, triste) Anjo querido..., veja como estou. Estou morrendo. Não tenho ar. O ar que Deus me deu foi envenenado com gazes tóxicos. Sinto sede, mas a água que me resta foi poluída com lixos e detritos. Sinto fome, mas no meu solo já não nasce mais nada, pois foi arado, sofreu erosões e envenenamento. (Chora)ANJO – Calma, Terra. Quem sabe ainda há uma solução! Vou pedir ajuda a algumas pessoas conscientes, aos governos de todos os países. Vamos conscientizar todos os povos sobre a
necessidade de cuidar do Planeta Terra, afinal é o local onde moram.TERRA – É por isso que estou triste. É tarde demais. Não há pessoas, nem animais, nem plantas, só deserto. Estou me tornando um planeta seco, como Marte, Júpiter, Saturno e outros planetas do nosso sistema solar. (Cair no chão e morrer)ANJO – (Olhando para a platéia) Já não há o que fazer. Está morta, totalmente estéril. Deus a fez a Terra tão bela. A humanidade não fez nada por ela. Não lhe deram valor!(SOL E ESTRELAS – aproximam-se. Ficam em volta, formando um círculo)SOL – As plantas não mais germinarão!ANJO – As crianças não mais sorrirão!ESTRELA – (juntas) A Terra era azul, agora é cinza!ANJO – Vamos enterrá-la. (todos pegam a Terra no colo e saem do palco cantando a marcha fúnebre):Tan – tan – tantan Tantam – tantam – tantam – tantam! BisTodos voltam ao palco e o aluno que representou a Terra comenta:Hoje foi só um teatro, mas se não cuidarmos da Terra com carinho, preservando seu meio ambiente, isto vai acontecer muito mais cedo do que esperamos, e aí será o fim da humanidade.

domingo, 12 de junho de 2011

Meio Ambiente - 4º A - professora Marlene

Aula de propogandas e rótulos - Professora Marlena- 4º A





PALESTRA: EDUCAÇÃO SEXUAL





A pscicóloga Solange fez uma Palestra com as adolescentes da escola, cujo objetivo é esclarecer dúvidas sobre a sexualidade e as formas de prevenção de DSTs e gravidez precoce. A palestra foi no vespertino com alunos acima de 12 anos.

Agradecemos a Psicóloga pela iniciativa e o trabalho voluntário.

Aula de Rótulos e Embalagens





AULA - SÓLIDOS GEOMÉTRICOS- 3º ano



Os alunos construíram os sólidos geométricos com massinha de modelar. Os sólidos geométricos são encontrados nas diferentes formas existentes ao nosso redor. Uma caixa de sapatos, a caixa d’água, uma pirâmide, uma lata de óleo, a casquinha de um sorvete, entre outros, são considerados sólidos geométricos.
Todos os sólidos são formados pela união de figuras planas, as quais podem ser identificadas por meio da planificação.
Paralelepípedo
Cubo
Pirâmide Triangular
Pirâmide Quadrangular
Cone
Cilindro
Prisma

AULA DE LEITURA - 5º ANO B



Despedida da Professora Gianni





Os alunos da 2ª fase da EJA fizeram uma festinha de despedida da Professora Gianni.

Despedida da Professora Valéria







Os alunos da3ª e 4ª fase da EJA fizeram uma festa de despedida da professora Valéria.

domingo, 5 de junho de 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE

recado para orkut

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção humana e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo, que não se originam de atividades humanas.
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."[2]
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". [1]
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente